Plataforma de empregos 100% acessível para pessoas com deficiência será lançada durante live


O Instituto Ester Assumpção, organização não governamental e sem fins lucrativos, usa a tecnologia para potencializar a sua atuação para fomentar a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. No dia 04 de outubro, segunda feira, a partir das 20h, será realizada a primeira edição da #ConectaEster, que será a live de lançamento de uma plataforma de empregos 100% acessível. A transmissão ao vivo no YouTube, com tradução simultânea em libras, contará com as participações de profissionais que atuam por uma sociedade mais inclusiva, além da demonstração do funcionamento da ferramenta.

Estão confirmadas as participações de Patrícia Siqueira Silveira, que é Auditora Fiscal do Trabalho e coordenadora do Projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho - SRT/MG; além de Marcelo Rucker, Diretor de RH do Grupo Prosegur no Brasil; Cíntia Santos, Psicóloga e Coordenadora de Projetos do Instituto Ester Assumpção; e Marcelo Simão, Diretor Administrativo e Financeiro do Instituto Ester Assumpção.

De acordo com Cíntia Santos, a live vai mostrar que a plataforma é uma oportunidade para as organizações saberem que existe um meio eficiente para buscar profissionais com deficiência. "Além de conversarmos sobre as ações que visam fomentar a empregabilidade de indivíduos com a condição, vamos debater as determinações legais, além de mostrar a tela da plataforma, que é intuitiva e fácil de ser acessada e operada, tanto pelos usuários que buscam uma oportunidade, quanto para as empresas que publicam as suas demandas", explica.

A Auditora Fiscal do Trabalho, Patrícia Siqueira Silveira, destaca que o número de profissionais com deficiência trabalhando tem aumentado graças às determinações legais. "Há um contingente significativo de pessoas com deficiência e reabilitadas que se encontrava fora do mercado de trabalho (em casa, instituições, centros de reabilitação ou realizando trabalhos na informalidade), as quais, ano a ano, passaram a ter acesso ao trabalho formal, graças a Lei de Cotas e sua sistemática fiscalização. Para que essa inclusão seja permanente, é necessária uma ação conjunta do governo, empresas e entidades 'de e para' pessoas com deficiência, as quais tem a expertise necessária para facilitar a inclusão", aponta.   

Patrícia Siqueira Silveira ressalta que, apesar de 92% das pessoas com deficiência que se encontram no mercado formal de trabalho estarem em empresas obrigadas a reserva legal de cargos, nos últimos anos esses profissionais têm demonstrado que podem estar e de fato estão nessas organizações. "Hoje a presença dessas pessoas no comércio e indústria é visível para a sociedade, quebra paradigmas e valoriza a diversidade. O número de vínculos formais no mercado de trabalho cresceu 55% no período de 2003 a 2018, ao passo que o número de vínculos formais com pessoas com deficiência cresceu 180% no mesmo período", explica.

O diretor de RH do Grupo Prosegur no Brasil, Marcelo Rucker, destaca que a plataforma de empregos para pessoas com deficiência está alinhada com os propósitos da empresa onde atua. Ele participará da transmissão ao vivo para falar sobre a parceria com o Instituto Ester Assumpção e as ações em prol da diversidade realizadas pela sua equipe. "Ainda há um longo caminho a percorrer quando o assunto é inclusão de pessoas com deficiências no mercado de trabalho, no entanto, a plataforma do Instituto Ester Assumpção é mais uma ótima iniciativa que inspira e dá suporte para que companhias como a nossa sigam impulsionando a transformação da nossa realidade em busca da diversidade de verdade", finaliza.

A coordenadora de projetos do Instituto Ester Assumpção afirma que a live inaugural da série #ConectaEster será também uma forma conscientizar as organizações para que não sejam apenas meras cumpridoras da legislação. "Queremos mostrar que não é preciso apenas preencher vagas, mas sim enxergar o potencial produtivo destes profissionais, que podem ocupar desde os cargos operacionais, até os mais estratégicos. É possível aumentar a produtividade e ser socialmente responsável", encerra.

Para assistir a live, acesse o link e ative o lembrete: https://youtu.be/c2EWhWhTF8Y

Instituto Ester Assumpção

Fundado no ano de 1987, o Instituto Ester Assumpção é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos criada por Ester Assumpção, educadora nacionalmente conhecida pelo caráter pioneiro e inovador no campo da educação. A instituição atua no campo da inclusão da pessoa com deficiência e tem como foco contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva, onde a diversidade seja aceita e respeitada na sua integralidade. As principais frentes de atuação são a qualificação e inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e a consultoria para que as organizações se adequem e cumpram o papel social de promover a inclusão.

 

Serviço

Live #ConectaEster

Lançamento da plataforma de empregos 100% acessível para pessoas com deficiência

Data: 04/10 – segunda-feira

Horário: 20h

Youtube: https://youtu.be/c2EWhWhTF8Y

 

Participações:

  • Patrícia Siqueira Silveira: Auditora Fiscal do Trabalho e coordenadora do Projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho - SRT/MG
  • Marcelo Rucker: Diretor de RH do Grupo Prosegur no Brasil
  • Cíntia Santos: psicóloga e Coordenadora de Projetos do Instituto Ester Assumpção
  • Marcelo Simão: Diretor Administrativo Financeiro do Instituto Ester Assumpção

 


Livre de vírus. www.avast.com.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos