Hospital Estadual de Luziânia realiza projeto sobre o Outubro Rosa

Série de ações têm como objetivo alertar sobre o câncer de mama. Autoexame e mamografia são aliadas do diagnóstico

Colaboradoras participaram do evento atentamente. Foto: Divulgação

A conscientização e a prevenção do câncer de mama são essenciais para a saúde das mulheres, e esse é o foco da campanha do Outubro Rosa. Para alertar sobre os riscos da doença, o Hospital Estadual de Luziânia (HEL) realizou uma série de ações que buscam promover a saúde e bem-estar de colaboradoras e pacientes.

No bate-papo entre médicas e colaboradoras do hospital foi ressaltado a necessidade do autocuidado e do autoexame das mamas que são ações aliadas da saúde feminina no dia a dia. Além da importância da realização do exame de mamografia, que deve fazer parte da rotina das mulheres por se tratar da principal forma de prevenção e diagnóstico do câncer de mama.

A conversa tratou também de outro tipo de câncer – o de colo de útero, terceiro tipo de tumor maligno mais frequentes em mulheres.

Durante as rodas de conversa, dezenas de mulheres puderam revelar suas histórias de vida, preocupações e anseios, como Daiane Queiroz, paciente que venceu o câncer de mama e contou sobre sua superação e formas de prevenção.

Para descontrair e valorizar a atividade física ocorreram aulas de zumba e ensaio de coreografia de músicas famosas, uma forma divertida de realizar exercícios físicos, maneira essencial para prevenir o câncer e melhorar a saúde do corpo.

Durante toda a ação, foram sorteados brindes, distribuídos laços rosas e as paredes do Hospital Estadual de Luziânia foram decoradas com mensagens de incentivo ao autoexame. Também foram sorteados alguns exames de mamografia para as colaboradoras do Hospital.

Para a médica Wania Picasso, diretora técnica do HEL, realizar uma rotina de cuidados com o seu corpo é a melhor maneira de prevenir o câncer de mama. “As mulheres devem se atentar a possíveis sinais em seu corpo, além de manter uma rotina de exame de mamografia. Dessa forma existe uma alta possibilidade de cura. É nosso dever cuidar de nossas colaboradoras e pacientes, por isso realizamos o projeto”.

 

Sobre o Outubro Rosa

O movimento sobre o Outubro Rosa começou no início dos anos de 1990 quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure chamou a atenção sobre a causa. No Brasil o Outubro Rosa foi incorporado no ano de 2010 pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) que iniciou uma série de eventos técnicos, debates e apresentações, assim como a produção de materiais e recursos educacionais para alertar sobre o câncer de mama.

O câncer de mama é o que mais afeta mulheres pelo mundo, porém quando o exame de mamografia é realizado regularmente pode detectar o tumor de forma precoce o que eleva a possibilidade de cura em 95%. Fazer atividades físicas, manter o peso adequado, evitar o excesso de consumo de álcool e realizar a amamentação ajudam a manter a saúde.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos