Dia da Saúde Ocular: 50% milhões de brasileiros sofrem com algum distúrbio da visão_



Especialistas alertam que exames preventivos tiveram queda na pandemia



Dez de julho é marcado pelo Dia da Saúde Ocular. A data é uma alerta sobre a prevenção  e o diagnóstico precoce de doenças oculares. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 60% dos distúrbios da visão são casos de cegueira e deficiência visual. Porém, diferente de 2019, por causa da pandemia, dados do DataSUS mostram que houve queda no número de atendimentos dos principais problemas de vista, que são: falta de óculos e catarata. 


Para se ter uma ideia do tamanho da queda, segundo o SUS, as prescrições de óculos tiveram uma redução de 61% entre janeiro e abril de 2021 em relação a 2019. Houve ainda queda de 49% na realização de cirurgias de catarata.


Na avaliação do oftalmologista do CBV - Hospital de Olhos Tiago Suzuki, o dado é preocupante, pois a catarata, por exemplo, pode levar à cegueira gradativamente. Por isso, é importante o acompanhamento médico. “O Brasil tem um dado preocupante em relação à catarata. Somos os primeiros no ranking de pacientes que perderam a visão por conta dessa patologia”, explica. 


Além disso, segundo o médico, a queda nos atendimentos é muito preocupante. “Com certeza muitas pessoas ficaram com medo de fazer o acompanhamento de rotina. Porém, é muito importante fazer todos os exames preventivos, pois dependendo da doença do paciente pode ser algo irreversível”, alerta o especialista. 


De acordo com Tiago, as principais doenças oculares são: conjuntivite aguda bacteriana, conjuntivite viral, conjuntivite crônica (tracoma), catarata e glaucoma. Além de consultar regularmente o oftalmologista,  o médico também lista algumas dicas para proteção dos olhos:  

  • Evitar coçar ou esfregar os olhos;

  • Remover a maquiagem antes de dormir. Sempre verificar a validade dos produtos; 

  • Não compartilhar maquiagem;

  • Verificar o nível de glicose para evitar problemas causados pela diabetes;

  • Pelo menos uma vez ao dia, é importante higienizar a área em volta dos olhos (pálpebras, cílios e cantos). Ao remover as impurezas, o paciente evita as coceiras, irritações e até conjuntivite.;

  • Usar óculos ou lentes quando prescritos;

  • Usar óculos escuros em locais com muita claridade; 

  • Piscar com frequência para lubrificar as córneas. Isso ajuda a prevenir a Síndrome da Visão de Computador. 

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos