Coluna Radar Político com o jornalista Toni Duarte



Coluna Radar Político, é o jornalista Toni Duarte por dentro dos bastidores do poder


De volta ao batente
Ibaneis pode mexer no time e até trocar de partido.

Ontem, domingo, o governador sentiu uma indisposição abdominal. Ele chegou a pernoitar no Hospital DF Star. Amanheceu bem e com alta médica. Está  pronto para enfrentar o batente

Após permanecer por  duas semanas fora do Buriti, Ibaneis Rocha retorna nesta segunda-feira (26) com as suas funções de governador.

O emedebista começa, a partir dessa semana, a projetar as estratégias políticas focadas em sua reeleição.

É quase certo que o governador irá promover mudanças importantes no time, mexendo em todos os escalões do governo.

O freio de arrumação tem o objetivo de expurgar alguns que remam contra o projeto de reeleição do governador, mas que insistem em permanecer no governo.

MDB ou PP?
Ibaneis também deve decidir, até outubro, se muda de partido ou permanece no mesmo.

O governador dialoga com a direção nacional do MDB para ter ampla liberdade de construir uma aliança partidária no DF capaz de assegurar a sua reeleição.

Se  não for nessa condição, o chefe do Executivo tem o Partido Progressista como opção.

PDT não quer Eliana
Para disputar a vaga de governador em 2022 é que o PDT propõe a Eliana Pedrosa. No entanto, é tudo que a ex-distrital e ex-candidata ao Buriti, em 2018, não quer.

Conforme anunciado pela própria Eliana, o  seu projeto político é o legislativo, seja a Câmara Federal, seja a Câmara Distrital.

Saiba o porquê
De acordo com alguns pedetistas, ligados a direção da legenda local, o PDT já tem nomes definidos para disputar cadeiras nas duas Casas.

Na Câmara Federal seria o hoje deputado distrital Professor Reginaldo Veras, além do ex-distrital Joe Valle.

Para concorrer a CLDF, o nome do partido continua sendo o do deputado Cláudio Abrantes que tentará disputar o seu terceiro mandato.

Pelo fato de Eliana ter concorrido ao Buriti, na última eleição, mesmo ficando em 5º lugar com 105 mil votos, ela causa temor às candidaturas de pedetistas considerados "raízes" que de pronto não aceitam a sua filiação ao partido, eis a questão.

Administradores no páreo
Com o aval de Ibaneis, quatro administradores regionais deverão disputar vagas de deputado distrital nas eleições em 2022.

São eles: Daniel de Castro, administrador regional de Vicente Pires; Telma Rufino, administradora de Arniqueira; Gustavo Aires, administrador regional de Samambaia e Alan Valim, administrador regional de São Sebastião.

Os quatro vêm fazendo excelente trabalho em suas respectivas cidades e estão no governo desde o primeiro dia da gestão Ibaneis.

Arniqueira regularizada
Telma Rufino, ex-deputada distrital e continua como suplente, cresceu politicamente  e por determinação de Ibaneis, tornou o sonho da população de Arniqueira em realidade.

A comunidade ganhou título de região administrativa e a regularização fundiária. Cerca de 98% dos moradores aderiram ao plano de venda direta de lotes da Terracap.

Quem foi atrás da conversa fiada de aliados da deputada Paula Belmonte (Pros), que faz oposição ao governo Ibaneis Rocha, perdeu a oportunidade de adquiri o imóvel com a vantagem da lei que permite o parcelamento em até 20 anos.

Agora a população conta com a segurança jurídica de suas moradias.

Vicente Pires: Uma nova cidade
Daniel de Castro foi colocado em Vicente Pires para ajudar o governador a construir uma nova cidade. Deu certo.

Até a gestão passada, Vicente Pires era um buraco só. Após receber grandes investimentos em obras de drenagem e pavimentação, a cidade começa a  se livrar da lama, da poeira e do caos urbano.

Cerca de 94% das obras já foram concluídas na rua 12, faltando apenas 600 metros. Um montante de R$36 milhões começará a  ser aplicado em obras na Rua 3, Rua 5 e parte da Rua 6.

Com um trabalho reconhecido pela população, o administrador Daniel de Castro, morador de Vicente Pires, tem tudo para virar o representante legítimo da cidade na Câmara Legislativa. Depende apenas do sinal de Ibaneis.

Samambaia
Nos últimos dois anos o  administrador Gustavo Aires fez mais por Samambaia que  todos seus antecessores.

Neste período de pandemia a cidade ganhou um acoplado com 102 leitos ao Hospital Regional para tratamento da covid, além de grande número de profissionais da saúde.

Está em andamento a construção de um restaurante comunitário e uma Unidade Básica de Saúde na Expansão. O GDF, segundo o administrador, estuda ainda a construção de um elevado ligando a Samambaia Norte à Samambaia Sul.

Gustavo afirmou à Coluna que o seu projeto político é marchar ao lado de Ibaneis.

"Um trator para trabalhar"
Nos últimos dez anos nunca na história de São Sebastião um administrador fez tantas entregas à população como Alan Valim.

" Alan é um trator para trabalhar". A comparação foi feita pelo  governador Ibaneis Rocha, durante solenidade de entrega do núcleo habitacional Parque dos Ipês com a entrega de 560 novas moradias.

De 2019 a 2021, cerca de 1.648 famílias já foram beneficiadas até agora com a casa própria, só em São Sebastião.

Com a ajuda de Ibaneis, o administrador conseguiu a regularização fundiária do Morro da Cruz, Capão Comprido, Vila do Boa e Zumbi dos Palmares.

Com essas iniciativas foi possível melhorar ainda mais a vida nesses núcleos habitacionais com água e energia de boa qualidade.

Apesar de todo o reconhecimento da população, Valim segue focado na boa gestão e desconversa sobre candidatura.  Diz apenas que  é hora de trabalho.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos