Participe do curso de sensibilização sobre mediação comunitária em São Sebastião

Iniciativa pretende mobilizar lideranças da cidade para a disseminação de formas consensuais de solução de conflitos

Para motivar e sensibilizar a comunidade de São Sebastião sobre a prática da mediação comunitária, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) oferece curso on-line sobre o tema. Serão quatro encontros, nos dias 20, 24, 27 e 31, sempre das 14h30 às 17h30. A atividade é gratuita. E os interessados podem se inscrever na plataforma EAD do MPDFT.

O objetivo do curso é apresentar o projeto de mediação comunitária para que, mais tarde, os interessados em atuar como mediadores voluntários possam fazer o treinamento específico. Os participantes também terão a oportunidade de conhecer o Programa Permanente de Incentivo à Autocomposição do MPDFT e aprenderão sobre gestão de conflitos, educação para os direitos e animação de redes sociais locais.

A promotora de Justiça Ana Luiza Leão Osório, coordenadora do projeto, conta que a iniciativa começou em 2017 e é possível perceber o florescimento de novas formas de convívio social, mais abertas ao diálogo e ao respeito. “Os mediadores comunitários trabalham de maneira voluntária e têm papel fundamental na condução da solução consensual dos conflitos. Por isso, convidamos os moradores da cidade, as lideranças comunitárias, para que participem desse projeto e ajudem a transformar positivamente a realidade de São Sebastião na construção de uma cultura de paz, de escuta e de diálogo constantes, estimula a promotora.




Projeto Mediação Comunitária

O projeto “Mediação comunitária” estimula a comunidade a desenvolver mecanismos próprios de resolução de conflitos, por meio do diálogo, da participação social e da efetivação dos direitos humanos. Os mediadores de conflitos comunitários são voluntários capacitados e atuam para que a população conheça seus direitos e recursos, mantenha espaços de diálogo e consiga se articular para a resolução das demandas coletivas.

Em 2019, o projeto da Promotoria de São Sebastião ganhou o primeiro lugar no prêmio anual do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) na categoria Profissionalização da Gestão. Clique aqui e saiba mais.

Serviço

Curso sobre mediação comunitária
Público-alvo: moradores de São Sebastião
Data: 20, 24, 27 e 31 de maio
Horário: das 14h30 às 17h30
Local: Plataforma zoom
Inscrição: https://www.mpdft.mp.br/ead

Postar um comentário

0 Comentários