DF registra redução de mortes no trânsito

Abril teve o menor número de óbitos registrados em 2021


Fotos: Jaqueline Costa.

De acordo com um levantamento do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), no mês de abril foram registradas oito mortes no trânsito do DF, esse é o menor número contabilizado em 2021. Os dados são preliminares, mas indicam uma redução de 33,3% no número de óbitos em comparação ao mesmo período do ano passado, quando 12 pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito.  

Segundo o levantamento, no mês de janeiro foram 11 óbitos, em fevereiro ocorreram 12 e em março 11. Totalizando 42 vítimas fatais no primeiro quadrimestre deste ano. Esse número é 26,3% menor que o registrado no período de janeiro a abril de 2020, quando 57 pessoas morreram em decorrência de acidentes de trânsito.  

O diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia, destaca que os números refletem o empenho do órgão em priorizar a educação. "As diretrizes da direção-geral têm a educação de trânsito como pilar de gestão, por isso, diversas atividades de conscientização e humanização têm sido realizadas, concomitantemente às operações de fiscalização", afirma Maia.  

Educação para o trânsito
O Detran-DF tem feito diversas atividades educativas com o objetivo de promover boas práticas no trânsito. Além de campanhas publicitárias na mídia, o Departamento tem investido na promoção de ações nas ruas, parques, ciclovias, escolas, bares e restaurantes. De janeiro a abril deste ano foram realizadas 79 atividades educativas que alcançaram um público de 29.905 pessoas.  

As ações incluíram, por exemplo, blitzes educativas, palestras e distribuição de material. Aos fins de semana, por exemplo, as equipes da Educação, juntamente com os repentistas realizam ações em bares para conscientizar os frequentadores sobre os riscos de dirigir após o consumo de bebida alcoólica.  

Para Zélio Maia as atividades educativas, atreladas à fiscalização de trânsito, têm sido fundamentais para a queda no quantitativo de mortes no trânsito. "As estatísticas são resultado do trabalho contínuo que prioriza ações de conscientização e fiscalização de trânsito, visando inibir a prática de infrações, principalmente à condução de veículo após o consumo de bebida alcoólica, o que eleva o risco para a segurança viária", destaca o diretor-geral.  

Lei Seca: cresce 19,5% o número de autuações em 2021
Desde o início do ano, o Departamento de Trânsito tem intensificado as blitzes e os patrulhamentos. Além disso, tem atuado em diversas ações de fiscalização de trânsito em parcerias com outros órgãos, como na Operação Toque de Recolher.  

Segundo dados preliminares, de janeiro a abril deste ano foram registradas 6.386 infrações por dirigir veículo após o consumo de bebida alcoólica.  Em 2020, no mesmo período, foram 5.340 infrações. Isso significa que no primeiro quadrimestre de 2021 houve um aumento de 19,5% nas autuações de condutores por dirigir sob a influência de álcool ou outras substâncias psicoativas. O balanço inclui o total de infrações registradas pelo Detran-DF, DER-DF e PMDF.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos