Jardins Mangueiral finalmente terá parque ecológico

 


A Câmara Legislativa aprovou nessa terça (30/3) a criação do Parque Ecológico do Mangueiral, no Jardim Botânico. A garantia de uma unidade de conservação próxima ao Complexo da Papuda põe fim há quase uma década de disputas judiciais. De acordo com o projeto de lei 983/2020, de autoria do deputado João Cardoso (Avante), a poligonal do parque deve começar no balão de confluência da DF-001 (Estrada Parque Contorno – EPCT) com a DF-465. Proposta segue para sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB).

De acordo com João Cardoso, que é auditor fiscal do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e tem como uma de suas principais bandeiras a preservação do meio ambiente, a iniciativa visa a proteção da biodiversidade local e também contribuirá com mais saúde, lazer e segurança para o bairro. Em 2019, o parlamentar promoveu uma audiência pública no Jardins Mangueiral para debater esta e outras questões de interesse da comunidade, como a falta de equipamentos públicos na região.

Segundo a Associação dos Moradores do Jardins Mangueiral (AMOR-JM), a conquista é “histórica”, tendo em vista que a reivindicação do parque é feita desde a criação do Jardins Mangueiral, em 2010. Moradores chegaram a fazer manifestações e ingressaram na Justiça para barrar novas construções na área destinada ao parque. Em 2016, o Ministério Público deu parecer contrário à expansão imobiliária pela importância da área verde na recarga de aquífero e ameaça de impermeabilização do solo, podendo agravar a crise hídrica no DF.

A poligonal deverá abranger uma área de aproximadamente 400 hectares, que vai do balão de confluência da DF-001 (Estrada Parque Contorno – EPCT) com a DF-465, até as instalações do Complexo da Papuda. Pela margem direita, irá contornar a área de segurança do Centro de Detenção Provisória até a junção com o Ribeirão Santo Antônio da Papuda. Deste ponto, a poligonal do parque segue pela margem esquerda do Córrego Bora Manso e depois em direção aos limites do Setor Habitacional Bonsucesso e o Setor Habitacional Mangueiral. Haverá ainda um espaço livre entre os lotes QC 08/09 e QC 10/11 até a junção com a DF-001, onde a poligonal se completa na confluência com a DF-465.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos