Da radiografia à intubação, técnicos em serviços de saúde ajudam a salvar vidas

 

Hospital de Urgências de Trindade homenageia profissionais neste 14 de abril, Dia do Técnico em Serviço de Saúde

Brenda Alves - Técnica de Enfermagem do Hutrin 


O jovem técnico de enfermagem Luiz Antônio Soares Silva, de apenas 21 anos, está longe dos parentes há muitos meses. A saudade aperta, mas a coragem de enfrentar todos os dias o desconhecido é maior. “Eu larguei minha vida pessoal para cuidar da saúde de outras pessoas. A sorte é que tenho o apoio da minha família, que vejo em chamadas de vídeo ou falo pelo telefone. Mas tenho muito orgulho da minha profissão”, conta Silva.

O avanço da Covid-19 fez a técnica em enfermagem Elioneide Alves Silva Martins deixar a ala da maternidade e entrar na linha de frente ao combate do coronavírus. “Fiquei um pouco assustada no começo. Havia um impacto psicológico muito forte. Somos seres humanos cuidando de outros seres humanos. O que nos dá força é que estamos travando uma luta juntos”, diz emocionada.

Os dois personagens fazem parte de um esquadrão de profissionais que atua todos os dias no Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin), reforçando o atendimento humanizado e solidário e fazendo a diferença nos resultados positivos de altas médicas diárias na unidade hospitalar.

“Reconhecemos neste 14 de abril, Dia do Técnico em Serviço de Saúde, a dedicação cotidiana desses profissionais para que mais pessoas possam voltar para suas casas com saúde”, afirma Getro Oliveira de Pádua, diretor do Hutrin.

A profissão de técnico foi reconhecida pela instituição da Constituição de 1937 no Brasil. Atualmente, o Brasil conta com mais de 2 milhões de profissionais dessa área, entre enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem. 

De acordo com a Pesquisa Perfil da Enfermagem, realizada em parceria entre o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a enfermagem no país é composta por um quadro de 80% de técnicos e auxiliares e 20% de enfermeiros.

Amor Cantado

Os profissionais técnicos em serviço de saúde também foram lembrados na live do Amor Cantado – Acolhimento Musical desta quarta-feira (14). O engenheiro e voluntário Hercílio Ramos Júnior, que dá voz à programação semanal exibida pela TV IMED no Youtube, fez uma homenagem a todos aqueles que se dedicam diariamente em oferecer saúde e bem-estar aos pacientes.

“Esses profissionais são essenciais e poder homenageá-los durante o programa é uma honra para mim. Eles merecem toda gratidão e reconhecimento, ainda mais em um período tão difícil como esse”, conta Hercílio.

Além do Hutrin, a live também foi exibida para os Hospitais Regional de Luziânia, Regional de Formosa e São Luís de Montes Belos.

 

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos