Representatividades: Mulheres na TI são exemplo de sucesso e competência


Ser mulher é uma dádiva divina. Sim, significa quebrar barreiras e provar o tempo todo sua competência. Quando prova, quando mostra sua capacidade, a recompensa é surpreendente. Vem o respeito de todos, a valorização de seu trabalho e uma sensação de missão cumprida, de “valeu a pena”.

Foi assim comigo. Iniciei a faculdade de tecnologia em meados da década de 1990. Pois é, na época éramos equilibrados, meninos e meninas. Depois, à medida que me especializava (pós-graduação em sistemas de informação, mestrado em engenharia de software), comecei a observar o quão o mercado era restrito para a mulher, mas, isso nunca me desanimou, pois acima de qualquer barreira estava minha competência e determinação em conquistar o mundo.

E conquistei. Fiz intercâmbio em Oxford, onde aperfeiçoei meu inglês, e fiz minhas especializações, nessa área quase que exclusiva masculina. Aos poucos fui conquistando uma posição de destaque nas empresas em que trabalho. Inicialmente como professora em Instituição Tecnológica (nível técnico) e de Ensino Superior (graduação e pós-graduação), depois vários cargos de gestão como coordenadora de cursos na área de tecnologia, pró-reitoria de graduação e pós-graduação e assessoria de empresas em Social Media. Sim, valeu a pena enfrentar este universo em que ainda somos minoria, mas, que estamos crescendo e conquistando nosso espaço a cada dia. 

Inspiração 

Hoje, se pararmos para analisar o cenário das grandes empresas de tecnologias no Brasil, as conhecidas Big Techs, podemos nos deparar com 10 mulheres liderando-as, como a Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil,Katia Vaskys, diretora geral da IBM, Fiamma Zarife, diretora geral do Twitter e a co-fundadora do NUbank, entre tantas outras mulheres de sucesso. Portanto, sim, nós estamos em evidência.

E nossa ascensão não vem de hoje, faz tempo que caiu por terra essa ideia de que as áreas da tecnologia são de domínio e sucesso somente pelos homens. Se pararmos para fazer uma pequena pesquisa na história do setor, podemos ver que as mulheres sempre estiveram envolvidas, principalmente em cases de sucesso, exemplo disso é a  Ada Lovelace, primeira programadora da história, ou Mary Kenneth Keller, primeira mulher a receber um diploma de pós-graduação em computação.

Por mais que ainda venhamos a nos deparar com pesquisas como a do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 20% dos profissionais que atuam no mercado de TI são mulheres, não devemos desanimar, pois, nos última década nossa representatividade em cursos de carreiras técnicas, como Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, tem crescido. Sabemos que o caminho é difícil, mas não devemos desistir. É preciso que setores privados incentivem ainda mais a representatividade feminina no setor do setor tecnológico, com bolsas de estudo, pesquisas e iniciativas sociais para colaborar com essa ascensão. 

O meu conselho como mulher que conhece todos as regiões do Brasil, que já morou e trabalhou nos quatro cantos desse país, é “estude e mostre sempre sua competência por onde você passar, seja ética e determinada, pois assim, você MULHER, será reconhecida por sua capacidade intelectual, compromisso e determinação. Conheça a si mesmo, explore as possibilidades, planeje e faça acontecer”.

Feliz Dia das Mulheres para nós, guerreiras! 

Por: Josyane Lannes Florenzano de Souza, Mestre em Engenharia de Softwares da Estácio Brasília.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos