Psicóloga do HRF alerta sobre os perigos do desgaste emocional durante a pandemia

Atualmente é difícil encontrar alguém que não se queixe de sintomas relacionados à ansiedade, ausência de sono, crises de enxaquecas intermináveis ou, em casos mais severos, síndrome do pânico. Por isso, há algum tempo, a atenção para doenças mentais se tornou discussão central para os profissionais do Hospital Regional de Formosa, que intensificaram seus esforços no sentido de minimizar o desgaste emocional dos pacientes durante a pandemia.

Dessa forma, uma das medidas adotadas pelo HRF foi incorporar ao calendário de ações preventivas a campanha Janeiro Branco, que tem como objetivo principal alertar a população sobre a importância do tratamento em prol da saúde mental e emocional, sobretudo em momentos de crise como o que vivemos. Essa prática informativa também visa desmistificar as informações sobre doenças emocionais, tendo em vista que o tema ainda é um tabu para várias pessoas.

“A forma como fazemos o acolhimento aos pacientes com doenças psicológicas ou emocionais reflete no resultado do uso adequado do ambiente hospitalar para esse tipo de tratamento”, afirma Vânia Fernandes, diretora executiva do HRF. 

Psicólogas em ação

O Hospital Regional de Formosa realiza também, periodicamente, o acolhimento e amparo aos pacientes com qualquer desconforto emocional, por meio da sua equipe de profissionais de saúde. Durante a pandemia a unidade oferece aos pacientes internados nas enfermarias, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e na Ala Covid-19 a oportunidade de se comunicar com seus familiares em visitas virtuais promovidas pela psicóloga Sayonara de Cassia Batista. Além disso, ela também acompanha leito a leito as puérperas que acabaram de dar à luz no hospital.    

Com a chegada do isolamento social, em detrimento da pandemia do novo coronavírus, patologias como depressão e principalmente a ansiedade se intensificaram. No Hospital Regional de Formosa a busca pelos serviços profissionais de saúde psicológica aumentou. Dos quadros mais leves, como preocupação excessiva, aos mais graves, como tentativa de autoextermínio, todos eles foram registrados durante o período pandêmico.

“Com o isolamento social as pessoas ficaram mais suscetíveis às doenças psicoemocionais e isso é muito perigoso. Por isso é extremamente importante o acolhimento e o cuidado com a saúde mental destes pacientes”, reforçou a psicóloga.

Atenção aos sinais

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking dos países com maior número de pessoas com transtornos depressivos nas Américas, isso representa 5,8% da população nacional. Com relação aos transtornos decorrentes de ansiedade são também os brasileiros os que mais sofrem com esse distúrbio, representando 9,3% da população.

Embora os sintomas relacionados à saúde mental e psicológica tenham diferentes origens, é importante observar as mudanças de comportamento diário, tais como: isolamento repentino, agressividade, oscilação de humor, ausência de fome por longos períodos, sono vespertino, introspecção, entre outros.

“As pessoas precisam se conscientizar, cuidar de si e da própria mente. O nosso papel é ajudá-las a encontrar esse caminho de equilíbrio”, ressaltou Sayonara.

Sobre o HRF

O Hospital Regional de Formosa foi estadualizado em abril de 2020. O processo teve início em agosto de 2019 e passou pela aprovação da Câmara dos Vereadores e da Assembleia Legislativa. O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED assumiu a gestão em junho com o compromisso de ampliar o atendimento à população instalando 10 leitos de UTI para pacientes com Covid-19.

As obras estão em andamento e durante o processo de regionalização a população continuará contando com os serviços de Pronto Socorro 24 horas, clínica médica, ortopedia e atendimento a gestantes. Passada a urgência da pandemia, o hospital, com todas as melhorias na infraestrutura, ficará para a região, ampliando assim as opções de atendimento para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Assessoria de Comunicação Hospital Regional de Formosa

Aline Marinho (11) 95484-9927 – aline@ecco.inf.br

Dario Vasconcelos (11) 95761-7712 – dario@ecco.inf.br  

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos