Prevenção ao suicídio é tema da Live CLDF desta quinta (17)



A campanha Setembro Amarelo é o gancho para os distritais , Delmasso, Eduardo Pedrosa e Fábio Felix discutirem, ao vivo, ações para enfrentamento do suicídio no DF



A prevenção ao suicídio, objetivo da campanha Setembro Amarelo, será tema da Live CLDF desta quinta-feira (17), às 17h. Desde 2015, a campanha nacional ilumina, durante o mês de setembro, locais públicos com a cor amarela, a exemplo do Congresso Nacional e da Câmara Legislativa do Distrito Federal, a fim de alertar a população e estimular debates sobre o problema. Com a participação dos deputados Fábio Felix (PSOL), Delmasso (Republicanos) e Eduardo Pedrosa (PTC), e dos cidadãos pelo chat no canal da Casa no Youtube, o programa terá transmissão ao vivo pela TV Web CLDF.

De acordo com o Centro de Valorização da Vida (CVV), ONG que atua na prevenção ao suicídio desde 1962, dados da Unicamp revelam que 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar um fim à própria vida e, desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso. Para conhecer a realidade atual do problema no DF, o deputado Fábio Felix solicitou à Secretaria de Saúde (Requerimento 1.319/2020) dados sobre programas e políticas de prevenção ao suicídio em andamento e seus resultados, assim como o quantitativo de psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais. "No quadro de franca ascensão dos distúrbios mentais, o número daqueles que não enxergam alternativas e vem cogitando a retirada de suas vidas segue também um crescente. É urgente que pensemos alternativas embasadas em fatos e pesquisas para ajudar no processo de superação e prevenção ao suicídio", argumentou. Ainda segundo o parlamentar, a discriminação é um dos fatores que contribui para o adoecimento mental. Nesse sentido, Felix é autor da Lei 6.356/2019, que inclui, nas ações da Semana Distrital de Valorização da Vida, conteúdo dirigido à população LGBT. Ele defende políticas públicas voltadas às demandas dessa comunidade, que "sofre com a exclusão social e com a intolerância", ao acrescentar que é necessário atuar de forma preventiva e sensibilizar a sociedade para um tema que ainda enfrenta muitos tabus e desinformação.

Preservação da Vida

Por sua vez, o deputado Delmasso (Republicanos) considera que todos devem se engajar no trabalho de preservação da vida: "A sociedade em geral precisa arregaçar as mangas em prol da valorização da vida e da busca de mecanismos que minimizem a ocorrência de casos de suicídio". Ao citar a Organização Mundial de Saúde (OMS), o parlamentar alerta que a tentativa prévia é um dos fatores de risco mais relevantes, motivo pelo qual ele propôs (PL 1.641/2017) a criação da Notificação Compulsória de Casos de Tentativa de Suicídio (NCTS), firmada por serviços de saúde, inclusive consultórios particulares, que prestarem atendimento a pacientes com diagnósticos de tentativa de suicídio.

Também preocupado com o crescimento entre os adolescentes de jogos suicidas, como o Baleia Azul e o Asfixia, Delmasso apresentou projeto (PL 1.405/2020) com ações de prevenção e combate a tais práticas, como campanhas de educação e conscientização. Ele explana que esses jogos manipulam os adeptos a cumprirem missões e desafios, dentre eles a autoflagelação e o suicídio. "Em 2019 fomos às ruas para orientar a como agir nesses casos. Conversamos com as pessoas e ouvimos muitos relatos, principalmente de pais. Precisamos cuidar dos nossos jovens, não podemos ficar parados", aponta. Delmasso ainda salienta: "Sabemos que a pessoa que comete o suicídio não queria de fato morrer, mas queria o fim de uma dor emocional, com a qual não sabia lidar. Elas querem ajuda e, por isso, a campanha Setembro Amarelo é fundamental para ensinar as pessoas a perceberem os sinais de quem está passando por esse sofrimento emocional e intervir a tempo". Do mesmo modo, o deputado Eduardo Pedrosa frisa a importância do Setembro Amarelo e destaca que o suicídio é a quarta causa mais comum de morte entre os jovens.

Na avaliação de Pedrosa, também merece alerta desde já os reflexos da pandemia da Covid-19 na saúde mental da população. Com esse intuito, ele apresentou proposta (PL 1.414/2020) de estratégias para a divulgação, em escolas e unidades de saúde, sobre os sintomas e tratamentos às pessoas com transtorno de estresse pós-traumático, depressão, ansiedade, pânico e suicídio. O parlamentar chama a atenção para o problema: "É preciso refletir como será o pós-pandemia ou o que os especialistas chamam de quadro de transtornos do estresse pós-traumático (TEPT), condição comum em situações de catástrofes, guerras e pandemias, onde as pessoas ficam revivendo o sofrimento, mesmo após o trauma". Como sugerem essas iniciativas, os três parlamentares vão debater com os moradores do DF as diversas implicações do suicídio durante o programa. 

Live CLDF


Com transmissão ao vivo pela TV Web, a Live CLDF é um fórum de debates, produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da Casa, que às quintas-feiras debate temas de interesse público, como o impacto econômico da pandemia e a reforma tributária do DF. Todas as Lives realizadas estão em playlist específica no canal da Casa no Youtube.
Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos