Deputado João Cardoso participa do Congresso Internacional Cidades Lixo Zero

   


Autor de diversas proposições ligadas à defesa do meio ambiente, o deputado João Cardoso (Avante) participou nesta quarta (23/6) da 2ª edição do Congresso Internacional Cidades Lixo Zero (Zero Waste Cities Congress), no Museu Nacional da República.

Na ocasião, o parlamentar conferiu de perto a apresentação de casos de sucesso de diversos países quanto às novas práticas e tecnologias relacionadas ao gerenciamento de resíduos sólidos, envolvendo questões de sustentabilidade ambiental e social. Temas, como compostagem, reciclagem, legislação, economia circular e a influência do conceito Lixo Zero fazem parte da programação.

João Cardoso aprovou recentemente a coleta individual nos condomínios horizontais do Distrito Federal (PL 6.615/2020) e também projeto de lei que dá prioridade à coleta seletiva inclusiva, feita por catadores de recicláveis e cooperativas. Em abril, o distrital também pediu, via ofício ao Governo do DF, a inclusão de garis e trabalhadores do setor de reciclagem nos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19. 

Servidor do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), João Cardoso é responsável por diversas matérias que envolvem a proteção e a criação de unidades de conservação no DF, como o Parque Ecológico Mangueiral, no Jardins Mangueiral, e encontra-se em tramitação os projetos de lei para a criação do Parque Ecológico do Paranoazinho e do Parque Urbano do Colorado.
Já no início do seu mandato, em 2019, votou à favor da proibição da distribuição gratuita e venda de sacolas plásticas no DF. 

O engajamento ambiental do deputado inclui a aprovação da lei 6.400/2019, de sua autoria, que instituiu o Programa Distrital de Incentivo ao Ciclismo nas Unidades de Conservação do DF. João Cardoso também articulou o retorno da associação ambiental SOS Ribeirão Sobradinho ao Centro de Atividades Socioambientais (Casa do Ribeirão), como forma de contribuir com ações que visam reverter a situação de abandono e poluição causada por ocupações irregulares e descumprimento de normas ambientais na região.

O Congresso Internacional Cidades Lixo Zero é o maior encontro sobre eliminação de lixo nas cidades do mundo e teve início no dia 22, com visitações até o dia 24 de junho. Transmissões on-line e inscrições gratuitas pelo site www.cidadeslixozero.com.br.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos